Marketing Data Science 2023: os desafios e oportunidades do mercado de comunicação brasileiro

No dia 7 de novembro de 2023, ocorreu em São Paulo a 5ª edição paulista do evento Marketing Data Science, reunindo mais de 120 líderes das áreas de Marketing, dados, analytics, mídia, e-commerce, CRM, UX e digital do Brasil. O encontro teve como tema “Em Questão de Instantes os Dados se Transformam em Possibilidades” e discutiu os principais desafios e oportunidades do mercado de comunicação brasileiro.

Desafios:

O evento destacou dois principais desafios: a importância da mensuração de dados de forma mais robusta e holística, e as complexidades associadas ao compartilhamento de dados em um ambiente regulatório cada vez mais restrito.

Com a LGPD em vigor, as empresas enfrentam barreiras significativas para compartilhar dados, evidenciando a urgência das organizações em se adaptarem e se adequarem às regulamentações em vigor.

Oportunidades:

O evento também apontou para oportunidades no mercado de comunicação brasileiro, como:

  • O envelhecimento da população e a falta de educação escolar destacam a importância crescente de formatos de comunicação acessíveis, como vídeo e áudio.
  • A explosão do uso de áudio no WhatsApp é um exemplo de sucesso adaptativo, que pode ser replicado por empresas de diferentes portes e segmentos.
  • A necessidade de estratégias de comunicação flexíveis e adaptadas ao momento da marca e ao público-alvo.

Conclusão:

O evento Marketing Data Science 2023 foi um importante momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades do mercado de comunicação brasileiro. As discussões apresentadas evidenciam a necessidade de inovação e adaptação por parte das empresas que desejam se destacar nesse cenário em constante evolução.